O inimigo oculto mais poderoso que temos é o Crítico, por isso mesmo o nosso maior e mais importante Sabotador.
O Crítico está ligado ao Cérebro Sobrevivente. Por essa razão, ele vê tudo repleto de defeitos e tendências negativas. Ele fica farejando perigo o tempo todo, visto que é a função dele. Ao mesmo tempo, o Crítico tem sua importância. Ele foi útil no início de nossa vida para interpretar o mundo ao nosso redor, ajudando-nos a estruturar nosso modelo mental, conforme nossas experiências e vivencias.
O problema é que na vida adulta permanecemos neste padrão sobrevivente, sem assumir nossas potencialidades para nos sentirmos realizados e felizes.
Você não precisa pensar se você tem ou não o Crítico, porque todos nós temos ele, sem exceção!
As Três Dimensões de Atuação do Crítico
- criticando a nós mesmos,
- criticando os outros e
- criticando as circunstâncias, sempre encontrando defeitos.
Ele nos atormenta o tempo todo e por suas características ele causa a maior parte da nossa decepção, raiva, arrependimento, culpa, vergonha e ansiedade.
Como você pode perceber ele interfere fortemente na sua própria autopercepção, na percepção das outras pessoas e ainda nos acontecimentos e nos resultados sempre perguntando, o que há de errado!
Com isso ele provoca também muitos conflitos de relacionamento, porque fica focando apenas no lado negativo das pessoas. Por isso ele é tido como o nosso inimigo número um contra qualquer iniciativa nossa.
Além de tudo ele é dissimulado. Ele finge ser nosso amigo querendo nos fazer acreditar que ele quer nosso bem e nos proteger. Só que ele faz isso despertando nossos sentimentos de culpa ou ameaçando com pensamentos do tipo: “Se eu não pressionar, você vai ficar preguiçoso e acomodado.” Você conhece este tipo de pensamento “você não é capaz” e assim por diante.
Uma das maiores mentiras que ele conta para você é dizer que você será feliz “quando” alcançar algo importante. Ao conquistar este algo, ele imediatamente cria um novo “quando”, mais distante ainda e você entra neste ciclo vicioso sem se dar conta dele. E o “quando” fica te iludindo que você só será feliz “quando” tal coisa se realizar. A questão é que você só pode sentir a sua felicidade neste exato e presente momento. Você tem que ter o a sensação de prazer durante a sua trajetória no aqui e agora! Como dizem, não é no destino que está a felicidade e sim na jornada.
O Poder do Sábio e o Cérebro Inteligente
O Sábio, é a parte em que somos o nosso próprio mestre, onde temos a maior profundidade e inteligência. Ele atua em uma parte completamente diferente do que o Cérebro Sobrevivente, em uma área muito mais sofisticada. Pode-se dizer que é a área que serve de antidoto para os Sabotadores.

O Sábio por sua vez tem cinco grandes poderes para auxiliar nesta tarefa de enfraquecer os Sabotadores, que são:
- Explorar: É explorar a vida, situação, problema o que quer que seja com curiosidade e mente aberta, sem a interferência do Crítico. Imagine que você é uma criança pequena descobrindo o mundo. É esta atitude que você deve adotar.
- Ter Empatia: É a capacidade de compreender emocionalmente alguma coisa. Ter compaixão. Você precisa ter empatia por você mesmo em primeiro lugar e com os outros também. Procure compreender as circunstâncias e situações.
- Inovar: É buscar soluções e alternativas não convencionais. É o famoso pensar “fora da caixinha”, buscando novas perspectivas e visões.
- Navegar: Você tem que trilhar caminhos e soluções que estejam alinhados com os seus valores e missão, que estejam em consonância com a sua essência.
- Ativar (ação): A solução não cai do céu, então você tem que entrar em ação, tendo o cuidado de tomar decisões isentas, sem a tortura e a ação dos Sabotadores. Se há sofrimento envolvido é porque tem algum Sabotador em ação.
Somos capazes de alcançar resultados muito melhores no modo Sábio do que no modo Crítico/Sabotadores.