Sabotadores – Neutralize Seu Maior Inimigo Interno

O inimigo oculto mais poderoso que temos é o Crítico, por isso mesmo o nosso maior e mais importante Sabotador.  

O Crítico está ligado ao Cérebro Sobrevivente. Por essa razão, ele vê tudo repleto de defeitos e tendências negativas. Ele fica farejando perigo o tempo todo, visto que é a função dele. Ao mesmo tempo, o Crítico tem sua importância. Ele foi útil no início de nossa vida para interpretar o mundo ao nosso redor, ajudando-nos a estruturar nosso modelo mental, conforme nossas experiências e vivencias.  

O problema é que na vida adulta permanecemos neste padrão sobrevivente, sem assumir nossas potencialidades para nos sentirmos realizados e felizes. 

Você não precisa pensar se você tem ou não o Crítico, porque todos nós temos ele, sem exceção! 

As Três Dimensões de Atuação do Crítico

  1. criticando a nós mesmos,
  2. criticando os outros e
  3. criticando as circunstâncias, sempre encontrando defeitos.  

Ele nos atormenta o tempo todo e por suas características ele causa a maior parte da nossa decepção, raiva, arrependimento, culpa, vergonha e ansiedade.  

Como você pode perceber ele interfere fortemente na sua própria autopercepção, na percepção das outras pessoas e ainda nos acontecimentos e nos resultados sempre perguntando, o que há de errado! 

Com isso ele provoca também muitos conflitos de relacionamento, porque fica focando apenas no lado negativo das pessoas.  Por isso ele é tido como o nosso inimigo número um contra qualquer iniciativa nossa.  

Além de tudo ele é dissimulado. Ele finge ser nosso amigo querendo nos fazer acreditar que ele quer nosso bem e nos proteger. Só que ele faz isso despertando nossos sentimentos de culpa ou ameaçando com pensamentos do tipo: “Se eu não pressionar, você vai ficar preguiçoso e acomodado.”  Você conhece este tipo de pensamento “você não é capaz” e assim por diante. 

Uma das maiores mentiras que ele conta para você é dizer que você será feliz “quando” alcançar algo importante. Ao conquistar este algo, ele imediatamente  cria um novo “quando”, mais distante ainda e você entra neste ciclo vicioso sem se dar conta dele.  E o “quando” fica te iludindo que você só será feliz “quando” tal coisa se realizar. A questão é que você só pode sentir a sua felicidade neste exato e presente momento. Você tem que ter o a sensação de prazer durante a sua trajetória no aqui e agora! Como dizem, não é no destino que está a felicidade e sim na jornada. 

Poder do Sábio o Cérebro Inteligente 

O Sábio, é a parte em que somos o nosso próprio mestre, onde temos a maior profundidade e inteligência. Ele atua em uma parte completamente diferente do que o Cérebro Sobrevivente, em uma área muito mais sofisticada. Pode-se dizer que é a área que serve de antidoto para os Sabotadores.   

Descubra pelo WhatsApp como ter uma Vida mais Vibrante!

Sábio por sua vez tem cinco grandes poderes para auxiliar nesta tarefa de enfraquecer os Sabotadores, que são: 

  1. Explorar: É explorar a vida, situação, problema o que quer que seja com curiosidade e mente aberta, sem a interferência do Crítico. Imagine que você é uma criança pequena descobrindo o mundo. É esta atitude que você deve adotar.
  2. Ter Empatia: É a capacidade de compreender emocionalmente alguma coisa. Ter compaixão. Você precisa ter empatia por você mesmo em primeiro lugar e com os outros também. Procure compreender as circunstâncias e situações.
  3. Inovar: É buscar soluções e alternativas não convencionais. É o famoso pensar “fora da caixinha”, buscando novas perspectivas e visões.
  4. Navegar: Você tem que trilhar caminhos e soluções que estejam alinhados com os seus valores e missão, que estejam em consonância com a sua essência.
  5. Ativar (ação): A solução não cai do céu, então você tem que entrar em ação, tendo o cuidado de tomar decisões isentas, sem a tortura e a ação dos Sabotadores. Se há sofrimento envolvido é porque tem algum Sabotador em ação. 

Somos capazes de alcançar resultados muito melhores no modo Sábio do que no modo Crítico/Sabotadores. 

Passos para você enfraquecer os Sabotadores 

Páginas: 1 2 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *